“A primeira regra de qualquer tecnologia usada em um negócio é que a automação aplicada em uma operação eficiente irá aumentar a eficiência. A segunda é que a automação aplicada em uma operação ineficiente irá aumentar a ineficiência.” – Bill Gates, Fundador da Microsoft.
Aautomação é o processo capaz de tornar qualquer tarefa manualmente executada a um modo automático. Você já deve ter se perguntado se existem outras maneiras de executar alguma atividade, a verdade é que, na prática, realizar manualmente qualquer tarefa é perder uma oportunidade de economizar em tempo e ganhar em produtividade.
Os benefícios da automatização
ITIL v3

Veja abaixo alguns cases aonde a implementação de um processo automatizado melhorou e muito a performance, a eficiência do processo, estabilizou serviços, reduziu custos, etc.
Por detrás do website, existia um sistema complexo de banco de dados, API, filas de mensagens,etc. Porém, como o webserver ficava voltado para a internet, ele recebia essa carga e não aguentava.
Por conta disso, o time de infraestrutura precisa entrar em ação rapidamente e subir várias instâncias de servidores durante o período para aguentar a carga e, depois que ela passasse, removesse os servidores extra.
Esse processo demorava cerca de 30 minutos, e se recebesse muito tráfego durante esse tempo, o site ficaria fora do ar e poderia perder muitas reservas. Sem contar que como a infraestrutura era em nuvem, muitas vezes os servidores extras eram esquecidos e ficavam lá consumindo dinheiro que poderiam ser usados em outras áreas.
Quando esse sistema foi automatizado, uma monitoração foi implementada afim de identificar quando o website estaria recebendo muita carga. Então, instâncias pré-configuradas eram lançadas automaticamente até que a carga estivesse estabilizada. Uma instância nova estava no ar para aguentar a carga em menos de 5 minutos. E quando a carga abaixava, o número de instâncias era reduzido automaticamente.
Isso fez com que o sistema chegasse a um nível de estabilidade de quase 100% visto que agora, automaticamente ele se balanceava e aguentava qualquer carga. Também houve economia de recursos e o time de infraestrutura não precisava mais se preocupar com os servidores extras e tinham tempo de se focar em outras tarefas.
Quando a automação foi aplicada ao processo, foi criado rotinas de sistema que automaticamente criava as configurações e descrições do curso e fazia todo o procedimento de envio dos arquivos para os servidores corretos. Isso fez com que cada deploy caísse para 2 minutos, ou seja, invéz de 14 cursos por dia, agora a empresa liberava até 240 cursos por dia.
Após aplicado um processo automatizado, foi implementada uma solução que recebia esse montante de logs e gerava relatórios precisos com todas as informações e várias áreas daquela empresa conseguiam acessar esse relatório.
Com isso, a empresa começou a ver aonde existia problemas nas vendas, disponibilidade de produto e tudo mais.